Notícia

img

SAI EDITAL DO CONCURSO AGU COM 100 VAGAS (NíVEL SUPERIOR)


O edital do concurso AGU foi publicado nesta terça-feira, 2 de outubro, no Diário Ocial da União. Ao todo, a Advocacia Geral da União oferece 100 vagas para diversos cargos de nível superior. A remuneração é de R$6.203,34 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. O regime de contratação é o estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. 

As 100 vagas do concurso AGU são distribuídas pelos seguintes cargos: administrador (48); analista técnico-administrativo (dez); arquivista (duas); bibliotecário (uma); contador (32); técnico em assuntos educacionais (duas); e técnico em Comunicação Social (cinco). Para concorrer, é requisito comum a todas as carreiras ter o nível superior. O destaque é o analista técnico-administrativo, destinado a quem possui qualquer graduação.

As inscrições do concurso AGU serão abertas na quarta-feira, 3 de outubro. Os cadastros poderão ser realizados até o dia 4 de novembro, pelo site do Idecan, banca organizadora. Primeiro, é necessário preencher a ficha com todos os dados solicitados. Depois, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$95. 

O concurso AGU será composto por provas objetivas e discursivas. A aplicação está prevista para 9 de dezembro, em dois turnos. A objetiva terá 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco de Raciocínio Logico, cinco de Noções de Informática, 10 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos. Será considerado aprovado quem obtiver 50% dos pontos das provas objetivas e que tenha acertado, pelo menos, uma questão de cada disciplina. 

No mesmo dia da prova objetiva, os candidatos terão que elaborar uma redação - texto dissertativo - no valor de 20 pontos. Será aprovado aqueles que atingirem, ao menos, a metade dos pontos.

 Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Advocacia-Geral da União divulgou o déficit oficial de servidores em sua área de apoio administrativo. Segundo o órgão, atualmente faltam 547 profissionais em seu quadro de pessoal. Com o concurso autorizado para 100 vagas, o déficit pode vir a favorecer as convocações, sendo possível que mais 50 sejam solicitadas para a formação de cadastro de reserva. 

Isso aconteceria no caso de autorização do Ministério do Planejamento para o adicional de 50% das vagas, tradicional em concursos públicos federais. O que assusta a Associação dos Servidores da AGU (Asagu), porém, é que mesmo com 150 aprovados tomando posse, o décit de pessoal seguirá preocupante. 

Além disso, embora a AGU confirme 547 cargos vagos, a  Asagu arma que este número pode chegar a 2.500, considerando todo o quadro de pessoal do órgão. Mesmo com um quantitativo aquém do necessário, a AGU enxerga o concurso autorizado como fundamental para manter as suas atividades.

 

Fonte: Folha Dirigida