Notícia

img

GOVERNADOR DO CEARá PROMETE NOVO CONCURSO PARA POLíCIA MILITAR E TAMBéM PARA A PEFOCE EM BREVE


"Já havia anunciado novo concurso para a Polícia Civil, também em breve irei anunciar novo concurso para a Polícia Militar", disse.

A fala foi durante a entrega de 156 veículos para a Polícia Militar, em evento no Quartel do Comando Geral da PM/CE, no Bairro de Fátima, em Fortaleza.  No evento também esteve presente o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, que já havia mencionado, em outubro de 2018, a intenção de reforçar o quadro da PM. 

Na ocasião, André costa abordou uma nova seleção de praças. Apesar de o governador não mencionar quais os cargos que seriam contemplados neste novo concurso, ao que tudo indica a seleção será mesmo para soldado. 

“Foram investimentos em equipamentos, inteligência, tecnologia e também no pessoal. Hoje estamos entregando mais 156 veículos para a PM. Nós precisamos ter uma polícia cada vez mais bem equipada, fortalecida para fazer o trabalho de garantir mais tranquilidade ao povo cearense”, defendeu Camilo Santana. 

O secretário André Costa destacou que os investimentos em estrutura e profissionais na Polícia Militar tem sido de grande importância para o Estado avançar no combate às ações criminosas. 

Concurso Pefoce também deve sair em breve 

Em seu discurso o governador trouxe mais uma novidade. O concurso para a Pefoce, a Perícia Forense do Ceará, deverá também sair em breve. A seleção já havia sido anunciada em abril de 2018, também por Camilo Santana.  

A Pefoce é a polícia científica que faz todo o trabalho de análise para as investigações e, segundo o governador, a do Ceará é uma das melhores do país.   "Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar edital e abrir concurso para novos profissionais já para esse ano”, disse na época do anúncio. 

De acordo com a Pefoce, a Secretaria de Segurança do estado já trabalhava em outubro de 2018 nos ajustes iniciais do edital, mas não era possível passar informações complementares, como quais cargos serão ofertados e o quantitativo das vagas. 

No entanto, em publicação no Facebook André Costa, que também era secretario de segurança na época, armou que os cargos são de nível superior. Portanto, é grande a expectativa para que sejam oferecidas as mesmas carreiras do último concurso, feito em 2011. Na época, foram oferecidas vagas de: 

⇒ Médico perito legista - graduação em Medicina; 

⇒ Perito criminal - graduação em Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física,  Química; 

⇒ Perito legista - graduação em Farmácia;  

⇒ Auxiliar de perícia - graduação em qualquer área. 

O processo seletivo: Os candidatos foram avaliados primeiramente por prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação foi dividida em questões de conhecimentos básicos e específicos, contendo as disciplinas de Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal. O organizador foi o Cespe (atual Cebraspe); Houve também as fases de exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social, além do curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

Fonte: folha dirigida