Notícia

img

CONCURSO PC-CE: ATé NOVEMBRO O EDITAL SERá LANçADO, DIZ SECRETáRIO


O concurso da Polícia Civil do Ceará deve finalmente ter o seu edital publicado este ano para quase 1.500 vagas.

O edital do concurso Polícia Civil-CE para quase 1.500 vagas deve sair este ano. A previsão é para que ele possa ser publicado até novembro, segundo estimativa do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, que informou ainda não saber se será publicado apenas um ou mais de um edital.

O representante da pasta esteve na última sexta-feira, na TV Cidade, e conversou sobre a situação da segurança pública do estado. Além disso, respondeu a perguntas de internautas e comentou sobre os concursos

"O objetivo é aumentar em 50% o efetivo da Polícia Civil. Até novembro o edital será lançado e a prova deve ocorrer ano que vem, mas a data ainda está em aberto. A banca realizadora do concurso ainda não foi definida", informou.

Segundo André, no último governo já houve um crescimento do efetivo em 50%, o que já foi um grande acréscimo. No entanto, garantiu que esse quantitativo atual ainda não é o esperado.

Em seguida, ele comentou que tem uma previsão, um estudo da Seplag, e que o concurso deve mesmo contemplar a cerca de 1.500 vagas. Entretanto, ponderou que ainda não se sabe se será apenas um concurso ou se será dividido.

"Mas creio que esse ano ainda a gente deve lançar o edital", finalizou.

Em maio, o secretário já havia confirmado por meio das redes sociais que o edital seria publicado este. No entanto, de lá para cá não foram publicadas mais novidades e os preparativos provavelmente devem estar em vias iniciais.

Após ter sido questionado por seguidores do Instagram sobre os concursos terem sido cancelados, André respondeu "Claro que não. Sei que a ansiedade é grande, mas o processo para lançar um edital é trabalhoso e estamos empenhados para que aconteça o quanto antes."

Concurso PC-CE já foi autorizado pelo governador

Outra boa notícia é que as quase 1.500 vagas já estão autorizadas. O aval do governador Camilo Santana  foi anunciado em agosto de 2018 por meio de uma transmissão ao vivo na página oficial do Facebook do governador.

Camilo confirmou que serão 1.496 vagas por meio de três cargos, sendo eles delegado, escrivão e inspetor. 

"Acabei de autorizar a Secretaria de Planejamento do Estado para que a gente possa tomar todas as medidas necessárias e anunciar, lançar um novo concurso público para a Polícia Civil do estado do Ceará", disse o governador.

A distribuição das vagas, na época, não foi confirmada pelo chefe do executivo e ainda segue em sigilo. Com o aval, o próximo passo será contratar a banca organizadora responsável por receber as inscrições e aplicar as provas.

Em janeiro, o Governo do Ceará confirmou  à reportagem de FOLHA DIRIGIDA que o edital sairá este ano. A informação foi passada pelo Gabinete do Governador. Inicialmente, a seleção era esperada para 2018, mas atrasou.

Fonte | Folha Dirigida