Notícia

img

CONCURSO PCDF DIVULGA EXTRATO DO CONTRATO COM A BANCA DE ESCRIVãO


A Polícia Civil do Distrito Federal anunciou o nome da banca organizadora do concurso PCDF para escrivão. Será o Cebraspe!

A Polícia Civil do Distrito Federal confirmou o Cebraspe como banca organizadora do concurso PCDF para o cargo de escrivão. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira, 6.

O extrato do contrato que confirma a escolha do organizador foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. FOLHA DIRIGIDA já havia antecipado, após ter acesso ao parecer jurídico da Procuradoria Geral do DF, favorável à escolha da banca. 

O próximo passo será definir o cronograma da seleção e finalizar os últimos preparativos do edital, que não deve demorar para ser divulgado. É possível que o documento com todas as regras saia ainda este mês.

Assim como antecipado por FOLHA DIRIGIDA, o documento foi assinado  no dia 24 de outubro. Dessa forma, a expectativa é que o edital possa ser publicado ainda esta semana, até a sexta-feira, 8.

Segundo a minuta da dispensa, o edital seria divulgado em 15 dias após a assinatura do contrato. Contados os 100 dias previstos para a aplicação das provas, o exame objetivo deve ser realizado em 16 de fevereiro, ao que tudo indica.

Definir a banca organizadora era o principal entrave para publicar o edital de abertura do concurso de escrivão. E nos últimos meses a conclusão dessa etapa ganhou força com as diversas movimentações no processo.

Em agosto, foram mais de 40 movimentações no processo do concurso. Houve tramitação na Procuradoria-Geral, além ter sido assinado pelo diretor-geral adjunto da corporação, Benito Augusto Tiezzi. No mês anterior, em julho, o processo estava na Escola Superior da corporação.

Além disso, outro fator que pode ter atrasado o anúncio da banca organizadora pode ter sido o desejo de publicar os dois editais simultaneamente. Enquanto o de escrivão estava em vias de conclusão, o de agente passava ainda pelo processo de autorização.

Secretário garante que edital está pronto

O secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, já afirmou  recentemente que o concurso está pronto. O chefe da pasta disse, na época, que faltavam apenas alguns detalhes para a publicação do edital, sendo feitas tratativas junto à Secretaria de Fazenda.

 "O concurso da Polícia Civil está pronto tanto para escrivão quanto para agente. Basta uma pequena questão financeira que estamos acertando com a Secretaria de Fazenda."

A previsão é de uma oferta de 300 vagas para escrivães. O objetivo da PC-DF com o próximo concurso é aumentar o quadro e reforçar a segurança pública do Distrito Federal. Entretanto, este número não deve suprir em sua totalidade o número de vacâncias, que são de 3.568 cargos vagos, de acordo com informações obtidas no Portal da Transparência. 

Para o cargo de escrivão, os interessados deverão ter o diploma, devidamente registrado, de nível superior em qualquer área de formação. Além da formação, será preciso ter 18 anos ou mais e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.

Fonte | Folha Dirigida