Notícia

img

CONCURSO EBSERH, COM PREVISãO DE 2,2 MIL VAGAS, CONSTA NO PLOA 2020


Orçamento federal para 2020 contempla concursos Ebserh. Próximo edital tem previsão para este ano com 2.250 vagas.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2020 foi encaminhado ao Congresso Nacional no último dia 30 de agosto. O texto, que estabelece informações de orçamento anual do Governo, prevê o concurso Ebserh. 

Conforme consta no quadro de receitas, são previstos recursos de inscrições em concursos e processos seletivos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Com isso, aumenta a expectativa para a abertura da próxima seleção, que vai contar com 2.250 vagas efetivas.

Apesar de a PLOA se referir ao plano orçamentário para 2020, o próximo edital da Ebserh tem previsão para ser publicado ainda este semestre. As provas, contudo, deverão ocorrer em março do próximo ano, conforme prevê a estatal. 

A PLOA 2020 ainda será votada em sessão conjunta no Congresso. O passo seguinte para que o texto passe a valer efetivamente será a sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro. 

Além da Ebserh, o orçamento prevê recursos para concursos como TCU, para os tribunais da Justiça Eleitoral, órgãos da Segurança e outros.

Vale destacar que o texto não se trata de uma autorização para abertura destes concursos. A partir do momento que eles constam no projeto, se ele for sancionado, o governo reserva essa verba, mas a efetiva realização dos concursos vai da necessidade de cada órgão e suas respectivas autorizações. 

Editais do concurso Ebserh terão vagas nos níveis médio e superior

A Ebserh está com preparativos adiantados para seu próximo concurso. Em agosto a estatal iniciou o processo para escolher a banca organizadora. As propostas das empresas interessadas foram recebidas até o dia 27 e a expectativa é que a empresa seja escolhida em breve. 

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o diretor de Gestão de Pessoas da empresa, Rodrigo Barbosa conrmou que a previsão é publicar os editais até o m do ano. Se os trâmites ocorrerem conforme previsto, as provas serão aplicadas em março de 2020. 

Serão publicados vários editais com oferta total de 2.250 vagas, distribuídas entre cargos das áreas Assistencial, Médica e Administrativa. Três terão abrangência nacional, com vagas em vários hospitais do país, e outros três serão exclusivamente para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), em Minas Gerais. 

O concurso nacional contará com um total de 1.363 oportunidades, sendo 448 na área Médica, 800 na Assistencial e 115 na Administrativa, cada uma com um edital. Já o HC-UFU terá 173 vagas na área Médica, 614 na Assistencial e 100 na Administrativa. 

Ambas as seleções vão contratar prossionais efetivos nos níveis médio, técnico e superior, além de formar cadastro reserva, de modo que mais pessoas possam ser convocadas durante o prazo de validade. O número de convocações costuma exceder a oferta de vagas imediata. 

Concurso Ebserh gerou 4 mil admissões em 2019 e deve manter tradição  Para técnicos de enfermagem em Uberlândia, Rodrigo Barbosa estima que sejam ofertadas 319 vagas. Esse número, contudo, ainda pode aumentar em 25%.

Fonte | Folha Dirigida