Notícia

img

CONCURSOS TRE 2020: ORçAMENTO TRAZ MIL VAGAS E 17 EDITAIS PODEM SAIR


À procura de concursos TRE 2020? No total, 17 editais podem sair este ano. Orçamento, sancionado por Jair Bolsonaro, traz mil provimentos.

Quem é concurseiro sabe: todo ano cresce a expectativa por novos concursos públicos nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Em 2020, um total de 17 TREs não terão concurso válido, o que aumenta as chances de concursos TRE 2020

Para confirmar essa previsão, o Orçamento de 2020, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, traz mais de mil vagas para provimento nesses tribunais. A previsão de verba facilitará a abertura de seleções e a chamada de aprovados de concursos válidos.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei Orçamentária Anual de 2020. A LOA, com a chancela do presidente, foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, dia 20.

O Orçamento 2020  traz um número maior de vagas do que o previsto. São 51.391 vagas para concursos, sendo 45.816 para provimento e 5.575 para criação. Para a Justiça Eleitoral estão previstos 1.002 provimentos, com um orçamento de R$ 91,6 milhões.

É importante ressaltar que isso é apenas uma previsão e não uma autorização. Ou seja, em caso de aval, o governo reserva verba para provimento e criação de cargos, mas poderá aplicá-la a depender da necessidade de cada órgão.

A aprovação do  Orçamento foi feita pelo Congresso Nacional em dezembro. Ao todo, o Governo Federal tem, para este ano, R$344,6 bilhões em despesas com pessoal. Os mais de 45 mil provimentos poderão ser preenchidos por aprovados em concursos já realizados ou novos ao longo de 2020.

Em 2017 o provimento de cargos na Justiça Eleitoral foi suspenso, mas já passou por revisão e agora está apenas restrito, ou seja, limitado. Em junho, por exemplo, foi anunciado o concurso TRE-PA, que está em andamento com vagas nos níveis médio e superior.

A abertura de seleção na Justiça Eleitoral em 2019 foi adiantada em primeira mão por FOLHA DIRIGIDA no início do ano. Os Tribunais do Mato Grosso do Sul e do Amazonas também manifestaram interesse em novos editais para efetivos. 

A expectativa é que 2020 não fique para trás, com mais editais de TRE’s sendo publicados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não manifestou oficialmente a previsão de concursos para esses tribunais, mas a situação dos quadros dá uma ideia do que pode vir por aí. 

Fonte | Folha Dirigida