BLACK FRIDAY Iap Cursos
Garanta 20% OFF na turma ALRN até:

Notícia

img

RECURSOS PARA A PROVA DA PC RN


QUESTÃO DE INFORMÁTICA

ORIENTAÇÃO AO ALUNO:

Caro aluno, segue o recurso para prova de AGENTE E ESCRIVÃO PROVA TIPO 1 -

BRANCA. Lembro que as questões nas outras provas têm outra numeração.

Na questão 31 de Excel que pede uma opção que não é considerada uma fórmula.

Caso você tenha se sentido prejudicado, entre com o recurso no prazo máximo até

48 horas. URL:

https://recursos-fgvprojetos.fgv.br/inscricao/pcrn012021_recurso/

 

Dica sobre recurso no edital do concurso:

19.2.1 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será liminarmente indeferido.

19.2.2 O formulário preenchido de forma incorreta, com campos em branco ou faltando informações será automaticamente desconsiderado, não sendo sequer encaminhado à Banca

Examinadora da FGV.

19.2.2.1 O candidato não deverá se identificar de qualquer forma nos campos do formulário destinados às razões de seu recurso, sob pena de ter seu recurso liminarmente indeferido.

19.2.3 Após a análise dos recursos contra o gabarito preliminar da Prova Escrita Objetiva, a Banca

Examinadora da FGV poderá manter o gabarito, alterá-lo ou anular a questão.

19.2.4 Se, do exame de recurso, resultar a anulação de questão integrante da Prova Escrita

Objetiva, a pontuação correspondente a ela será atribuída a todos os candidatos.

19.2.5 Se houver alteração, por força dos recursos, do gabarito oficial preliminar de questão integrante de Prova Escrita Objetiva, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

19.2.6 Após a análise dos recursos, a Banca Examinadora da FGV poderá manter ou alterar o resultado divulgado.


RECURSO PROVA 1 – TIPO BRANCA AGENTE E ESCRIVÃO

 

CARGO – AGENTE E EXCIRVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

 

31 . As planilhas eletrônicas MS Excel e LibreOffice Calc permitem a especificação de fórmulas que incluem referências às células.

Nesse contexto, a fórmula localizada na célula A1 que estaria indevidamente construída é:

(A) =soma(X1; D2:E4)

(B) =soma(B1; Y2; T3; 10)

(C) =soma(10;20)

(D) =soma(Z12:X10)

(E) =A10

 

ARGUMENTO:

No contexto da questão 31 e dos conceitos relacionados à planilha eletrônica, ao Ms-Excel e LibreOffice Calc, houve erro de interpretação sobre o que é uma fórmula e o que é uma referência.

Sobre a questão dada como correta pela banca:

O gabarito dá como correta a opção D, tendo em vista que as referências estão invertidas no intervalo de células, no entanto, tanto o Excel quanto o Calc executam a fórmula citada, pois ambos corrigem automaticamente de =SOMA(Z12:X10) para =SOMA(X10:Z12), ou seja, funciona, logo, é considerada uma fórmula.

A opção correta deveria ser a E, pois, =A1 não é uma fórmula, É UMA REFERÊNCIA a uma célula, basta verificar o conceito de referência e o conceito de fórmula na ajuda do Excel.

Numa fórmula utiliza-se operadores aritméticos, de referência, lógicos, e as referências à células e constantes.


Fundamento LIVROS DE INFORMÁTICA E A AJUDA DO MS-EXCEL:

No conceito sobre Planilha referência à uma célula como =A10, não é considerada uma fórmula, como pede a questão e a opção dada como correta opção D, a fórmula é executada corretamente, ou seja, a mesma funcionou.

 

Diante do acima exposto, REQUER:

A alteração do gabarito da questão 31 da opção D para opção E, integrante de prova objetiva em favor de todos os candidatos presentes às provas, independentemente de terem recorrido.

Na forma do item 19.2.5 do EDITAL Nº 01 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2020.

Ou

Anulação do gabarito da questão 31, na forma do item 19.2.4, pois, na opção E, =A1 não é considerada uma fórmula e sim uma referência, tendo assim, duas opções corretas.


PROPOSTA DE RECURSO  ADMINISTRAÇÃO

 

CONCURSO: POLÍCIA CIVIL-RN

CARGOS: AGENTE E ESCRIVÃO DE POLÍCIA CIVIL SUBSTITUTO

PROVA: TIPO 1 – COR BRANCA

47. Determinada gerente lidera uma equipe de cinco pessoas e percebe que o grupo está desmotivado e realiza o trabalho de forma desinteressada. Conversando com a equipe, percebeu que os membros consideram que seu trabalho é repetitivo e pouco variado e que não têm autonomia para realizá-lo. A gerente decidiu então introduzir mudanças nos cargos e nas atribuições da equipe, para estimular a motivação dos colaboradores. Para tal, na situação descrita, seria mais eficaz adotar, de acordo com as teorias de motivação:

(A) ampliação horizontal dos cargos;

(B) abertura de canais de feedback;

(C) combinação de tarefas;

(D) estabelecimento de relações com os clientes;

(E) formação de unidades naturais de trabalho.

 

GABARITO PRELIMINAR: LETRA D (PASSÍVEL DE RECURSO)

GABARITO SUGERIDO: LETRA A

COMENTÁRIO:

A ampliação horizontal dos cargos se insere entre as formas de enriquecimento de tarefas, sendo conforme exposto por Lacombe; Heilborn (2003), uma abordagem que visa ampliar o número de atividades que são alocadas às pessoas para lhes dar uma participação mais ampla no processo de trabalho. Segundo os mesmos autores, esse tipo de organização ficou conhecida como job enlargement (ou ampliação horizontal do trabalho).

Acerca do tema em questão, Chiavenato (2003) afirma que a ampliação horizontal (ou job enlargement) consiste no agrupamento de diversas tarefas de mesma natureza a cargo do empregado.

A própria banca organizadora FGV, no concurso do Senado Federal realizado em 2012, na prova para o cargo de Analista Legislativo - Administração, apresenta uma questão com a seguinte afirmativa considerada correta: “o job enlargement consiste em um alargamento das atribuições de modo a incluir novas tarefas e responsabilidades. Representa aumento de variedade e inovação, encorajando a aceitação de responsabilidade nos níveis mais baixos da organização como um passo a mais no desenvolvimento pessoal.”

Portanto, considerando a situação descrita no enunciado da questão, onde o “grupo está desmotivado”, pois consideram o “seu trabalho repetitivo”, “pouco variado” e sem “autonomia” e, de acordo com a teorias da motivação comprovadas nas argumentações apresentadas, a adoção da “ampliação horizontal dos cargos” seria a proposta de intervenção mais eficaz.

Baseado no exposto acima, solicito a alteração do gabarito preliminar da referida questão, corrigindo-a para a única alternativa correta possível: “(A) ampliação horizontal dos cargos”.

 

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LACOMBE, Francisco José M.; HEILBORN, Gilberto L. J.. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

MENEZES, Luis César de Moura. Rumos para a organização do trabalho industrial. Revista de administração de empresas. 1986.